sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Hudson Kalashnikov (AK 47)

O AK-47 (sigla da denominação russa Avtomat Kalashnikova odraztzia 1947 goda - Arma Automática de Kalashnikov modelo de 1947), é um fuzil/espingarda de assalto de calibre 7,62 x 39 mm criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética pela indústria estatal IZH. Atualmente é fabricado em Israel, Georgia e Irã.
Este rifle teve seu uso popularizado por muitas nações do
bloco comunista na Guerra Fria, mas ainda é largamente utilizada em muitos países, principalmente por grupos terroristas, e também no Brasil onde tem sido visto com freqüência em posse de traficantes de drogas.
Tem alta reputação entre especialistas por sua praticidade (não requer mais de um minuto para ser armado por um
soldado com prática) e resistência à água, areia e lama, bem como por sua manutenção simples. Tem a fabricação de baixo custo e curto período de tempo. Pesa, em média, 4,3kg (sem o carregador de munição, que pode conter 20, 30 ou 99 cartuchos), tem um raio de ação útil superior a 1,5km e é capaz de disparar até 600 tiros/minuto. A velocidade do projétil na boca do cano é de 721m/s, com munição calibre 7.62 x 39 mm (cartucho curto, padrão russo).
Em comparação a seu maior rival, o fuzil de fabricação
norte-americana M16, o AK-47 tende a ser mais confiável e mais resistente aos elementos supracitados, também exigindo menos cuidados de limpeza e manutenção.




Nenhum comentário: